Entrevista – Juliana Roman

Tempo de leitura: 2 minutos

Você tem dúvidas sobre como começar o seu negócio com o artesanato? Se sente inseguro para dar os primeiros passos? Saiba que não é só você que sente isso… Esses sentimos são super comuns para quem está iniciando e está cheio de dúvidas sobre qual caminho seguir.

Para te dar uma luz sobre o que fazer, nada melhor do que alguém que já passou por isso dar alguns conselhos. Assim você sabe se está no caminho certo ou não. Para isso, hoje estou trazendo uma entrevista com a Juliana Roman, ela é aluna do Clube do Artesão de Sucesso e vai contar um pouquinho da sua trajetória com o artesanato.

Se apresente e fale um pouco sobre o seu trabalho
Sou Juliana Roman, professora por formação e Artesã. Trabalho com lembrancinhas, artigos para decoração de festas e para casa. Desenvolvo produtos principalmente em biscuit e MDF.

Como você começou a fazer artesanato?
Desde pequena fiz tricô e crochê, por influência materna. Sempre gostei de trabalhos manuais. Depois de 14 anos como funcionária pública (professora de ensino fundamental), decidi dedicar-me ao artesanato nos momentos de folga, apenas para distrair e acalmar o stress da profissão.

Quando decidiu transformar isso em um negócio?
Ao mostrar minhas produções para parentes e amigos, começaram a surgir pequenas encomendas. Assim, uma pessoa indicava para outra e as encomendas foram aumentanto. Decidi largar o serviço público e dedicar-me exclusivamente ao artesanato, após a formalização da empresa.

Quais foram as principais dificuldades encontradas nesse caminho?
Não ter clareza do público alvo e do cálculo do preço dos produtos, pois apesar de muitas encomendas tinha pouco lucro.

Qual foi o papel do Clube do Artesão de Sucesso nessa trajetória?
Foi muito importante. Com o Curso consegui deixar mais claro o meu público alvo e também aprendi a calcular de maneira justa o valor do meu trabalho. Presto mais atenção nas fotos, detalhes dos produtos e no contato com os clientes.

Qual o seu principal meio de venda atualmente?
Atualmente vendo mais através da minha loja no Elo7 e também no Facebook.

Qual mensagem você deixa para quem está iniciando?
Corra atrás dos seus sonhos, aposte tudo nas coisas que estão dando certo e procure modificar o que não tem retorno. Tudo vende, mas tenha foco no seu público alvo. Busque conhecimento constantemente, pois sempre podemos aprimorar nosso trabalho.

Se você quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Juliana, acesse o link abaixo:

www.artesnamaste.com.br

Comentários

Comentários

Sobre Fernando

O meu nome é Fernando Oliveira e eu sou apaixonado pelo mundo criativo. Em 2007 iniciei a venda de artesanato pela internet e logo descobri um mundo fantástico. Em seguida criei o blog Revista Artesanato, que se tornou um dos maiores sites de artesanato do Brasil. Hoje produzo cursos para capacitar artesãos a fazerem o seu trabalho cada vez melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>