Porque as fotos aumentam (e muito) as vendas dos seus artesanatos

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As vendas pela internet representam uma enorme oportunidade para os artesãos que querem expandir o seu negócio. Se você não está mostrando as suas peças na internet, deveria começar imediatamente (clique aqui se quiser ver como vender artesanato pela internet), mas se já começou, deve prestar atenção em alguns detalhes importantes. E existe um elemento chave para o seu sucesso na internet, se você não investir nesse elemento, não importa que estratégia siga, não importa o quanto se esforce, tudo pode ir por água abaixo. E esse é um elemento que poucos artesãos se preocupam, a maioria não faz bem feito… Sabe do que eu estou falando? Das fotos dos seus produtos.

Na internet o cliente não pode tocar o produto, não pode sentir o seu cheiro e nem ver exatamente quais são as cores e se o acabamento é bom. O principal elemento que pode ser usado para mostrar ao cliente como é o seu produto é a foto. Se você tira uma foto ruim, escura, com baixa resolução e que não valoriza as cores da sua peça, todo o seu trabalho está ameaçado.

foto

Assim que um cliente acessa a página na qual você apresenta as suas peças, ele observa de cara a fotografia. São apenas alguns segundos em que a pessoa olha e tem a primeira impressão da sua peça, um tempo extremamente curto em que o cliente vai analisar e tirar uma conclusão do que viu. Se a foto não é boa, o cliente já tem uma má impressão de cara e a chance dele sequer ter interesse em ver mais informações é grande. E depois que ele tem uma má impressão no início, é muito difícil reverter isso e você perde esse potencial cliente. Uma foto tem o poder mágico de encantar uma pessoa ou simplesmente destruir a imagem do produto se não for de qualidade.

A fotografia também é um fator decisivo na valorização do seu artesanato. Se a foto é ruim, o cliente não vê valor na peça, pode ficar a impressão de que ela não tem qualidade e não vale o preço que você está pedindo. Dessa forma ele pede descontos e as vezes até critica a peça. Esse julgamento quem faz é o cliente, mas você pode ajudá-lo a ter uma impressão favorável a você, justamente investindo em fotos de qualidade.

O que dizem os estudos

Estudos recentes apontam que:

  • O cérebro humano processa 60 mil vezes mais rápido do que um texto. É aquele velho ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras e uma boa foto vai fazer diferença.
  • Nas mídias sociais, 44% dos usuários reagem melhor a imagens do que a textos, especialmente no Facebook, onde postagens com imagem tem uma chance muito maior de fazerem mais sucesso. Eu mesmo já constatei isso, quando mudei o estilo de postagens na página do Facebook da Revista Artesanato de textos para imagens e o resultado foi surpreendente.

O poder da fotografia na prática

Não adianta somente ficar falando de teoria aqui. O fato é que a fotografia faz diferença, mas quão grande é essa diferença? Será que você vai vender mais peças se tiver fotografias melhores? Para responder a esse perguntas, eu fiz alguns testes de fotografia para saber qual impacto real elas têm. Eu peguei uma caixa em MDF decorada e tirei duas fotos distintas da mesma caixa. A primeira foi uma foto bem tirada, com iluminação adequada, utilizando uma boa câmera e fazendo o tratamento em software especializado. O resultado foi uma foto bonita, nítida e com cores vivas, mostrando a real beleza da peça. A segunda foto eu tirei em um fundo que não valoriza a peça, com iluminação baixa, com uma câmera ruim e sem tratamento. Abaixo as duas fotos para você comparar:

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Após tirar essas duas fotos, eu criei dois anúncios no Facebook, como se eu estivesse vendendo essa caixa. Os dois anúncios foram exatamente iguais (o texto, o público para quem anunciei, etc), só mudei a fotografia entre um e outro. E você vai se surpreender como resultado…

O primeiro anúncio (foto ruim) teve uma taxa de cliques de 2,1%, ou seja, de cada 100 pessoas que viram esse anúncio, 2,1 tiveram o interesse e clicaram. Já o segundo anúncio (foto boa) teve uma taxa de cliques de 4%! Ou seja, de cada 100 pessoas que viram, 4 clicaram!

Você percebeu a diferença dos resultados? Simplesmente o dobro de pessoas tiveram interesse na foto de melhor qualidade! Se fosse um anúncio seu você teria o dobro de pessoas interessadas e provavelmente o dobro de vendas. Impressionante, não é mesmo? Apenas uma foto bem tirada ter um poder tão grande.

Tire fotografias melhores

O meu recado para você nesse artigo é bem claro: você precisa tirar boas fotos dos seus produtos para ter mais sucesso na divulgação pela internet. Isso que eu fiz foi só um teste rápido, se você mudar as fotos dos seus produtos pode ter resultados piores ou melhores, tudo depende de como você está fazendo. Mas o fato é que se você tiver fotos melhores dos seus  artesanatos você vai aumentar o número de pessoas interessadas no seu trabalho e isso faz toda a diferença no sucesso do seu negócio artesanal. As fotografias parecem ser um mero detalhe e você pode ver por ai que a maioria dos artesãos não dão a atenção necessária. Se você começar a melhorar nesse aspecto, já vai largar na frente da maioria, não fique pra trás.

Capacitação para tirar fotos

Ao contrário do que muitos pensam, para tirar boas fotos não é necessário ter equipamentos caríssimos e profissionais, é possível obter imagens com qualidade minimamente aceitável através de câmeras compactas ou até mesmo de celulares. Hoje em dia os smartphones possuem câmeras com qualidade de fazer inveja a muitas máquinas fotográficas e você pode tirar proveito disso. As câmeras compactas também evoluiram muito e também são excelentes opções para começar, no futuro você pode pensar em comprar uma câmera melhor, a partir do momento em que o negócio for prosperando.

As chaves para uma boa fotografia são a iluminação e o tratamento que é feito em software específico após tirar a foto. Se você tira essa foto em um local bem iluminado (de preferência luz do dia indireta), com um fundo adequado e depois ajusta as cores, saturação e contraste no computador, você vai ter um resultado muito interessante. Vale a pena estudar mais sobre esse tema, pois isso vai impactar diretamente em suas vendas!

Se você quiser saber mais detalhes sobre como tirar boas fotos a partir de equipamentos e materiais simples que tem em casa, eu preparei o Curso de Fotografia Para Artesãos. Esse é um curso voltado para amadores, que querem tirar fotos melhores usando o celular ou uma câmera compacta, sem precisar ter equipamentos profissionais e caros. Quer saber mais detalhes? Então CLIQUE AQUI e veja tudo sobre esse curso, o conteúdo vai te ajudar demais! Já se você não sabe por onde começar e quiser aprender tudo sobre venda de artesanatos pela internet, então precisa conhecer o curso Clube do Artesão de Sucesso. Nele eu ensino passo a passo como iniciar as vendas de artesanato pela internet, dou todas as dicas e revelo todos os segredos. Inclusive ao fazer a sua matrícula no Clube do Artesão de Sucesso você ganha de bônus o curso de fotografia para artesãos. Não perca tempo e comece a melhorar o seu negócio hoje mesmo.

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Sobre Fernando

O meu nome é Fernando Oliveira e eu sou apaixonado pelo mundo criativo. Em 2007 iniciei a venda de artesanato pela internet e logo descobri um mundo fantástico. Em seguida criei o blog Revista Artesanato, que se tornou um dos maiores sites de artesanato do Brasil. Hoje produzo cursos para capacitar artesãos a fazerem o seu trabalho cada vez melhor.